Mais de 13 mil casos no Brasil e mais de 1 milhão em todo o mundo. Estes são os números de suicídios. Essa nova doença que não tem uma dor física mas sim mental é silenciosa e vem crescendo ano após ano.
Atualmente, os maiores índices da doença estão nos jovens. São 96,8% de casos que estão relacionados a transtornos mentais (como depressão, transtorno bipolar e abuso de remédios).
Como a doença vem crescendo e a sociedade não está apta para tratar do problema, fóruns e ações para conscientizar sobre o problema foram criados para debater sobre o assunto.
Recentemente, jovens no Brasil participaram de uma “competição” conhecida como jogo da Baleia Azul. O suposto jogo tinha por objetivo o suícidio do participante após uma série de 50 ações que passavam por isolamento social, automutilação, entre outras ações.
Para evitar e ensinar sobre a situação, foi criado o Setembro Amarelo pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria.
Ao longo dos anos, as ações do Setembro Amarelo vem aumentando em todo o país. Foram divulgadas a cor da campanha em diversos pontos do país (como o Cristo Redentor) e notícias em grandes mídias são divulgadas.
Além disso, um material próprio com diretrizes foi criado a fim de ensinar. No material é possível entender as barreiras que impedem a observação de um suícidio e os mitos sobre o comportamento de um indivíduo que está prestes a cometer a ação.
Aprenda mais sobre o assunto e quebre o tabu com o material abaixo.
Comments